A Copa do Mundo FIFA de 2010 é a 19º edição do evento e ocorre pela primeira vez no Continente Africano tendo como anfitriã a África do Sul.
Preparativos
A África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Será a primeira vez da história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o rúgbi e o críquete.A África do Sul tem pouca tradição no futebol, em 2002 participou da Copa da Coreia e Japão no grupo B, sendo eliminada na 1.ª fase da copa num grupo em que participavam as seleções da Espanha, da Eslovênia e do Paraguai, participou também da Copa de 1998, na França.
Uma delegação da FIFA completou uma primeira visita à África do Sul depois que o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2010. Os dirigentes disseram em seguida que vários aspectos técnicos e legais foram debatidos antes de os membros da FIFA deixarem o país.
"A FIFA está procurando cumprir todo o processo do país-sede o mais rápido possível e vai montar um escritório na África do Sul no início do ano que vem", disse Danny Jordaan, que encabeça o comitê local.
Um comitê de quatro homens, do qual Jordaan é um dos integrantes, foi composto para acertar a organização local.
Em meados de 2008, em virtude dos atrasos nos preparativos com a possibilidade da África do Sul não terminar a tempo as obras necessárias, especulou-se sobre a troca da sede da Copa. Foram cogitadas a Alemanha que possuía toda a estrutura montada para a Copa do Mundo 2006,além da Espanha e Austrália.
Uma greve foi iniciada pelos operários sul-africanos no dia 8 de Julho de 2009. Obras nos estádios, rodovias, ferrovias, aeroportos e hospitais chegaram a ser interrompidas. Os operários pediam algo em torno de 15% de aumento salarial. Os atrasos, que já eram evidentes ficaram mais complicados com a greve. Representantes da organização do torneio chegaram a admitir que o cronograma das obras poderia sofrer alterações.
Mascote
Em 22 de Setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos "ZA" (abreviação de África do Sul) e "Kumi" ("dez", o ano da Copa).
Música Tema
A organização da Copa do Mundo FIFA de futebol escolheu para a edição de 2010 do evento a musica remixada Wavin’ Flag (Bandeira ao Vento, em Português) do cantor somaliano naturalizado canadense K'naan, como música tema oficial. A música faz parte de seu terceiro álbum, Troubadour, sendo extremamente conhecida pelo público, por ser também um dos jingles das propagandas da Coca-Cola, patrocinadora oficial da copa do mundo. A música atualmente já está sendo interpretada em vários idiomas, e o cantor já gravou uma das versões com o artista espanhol David Bisbal. Organizadores do evento incluíram também como outras músicas a ser apresentadas na programação musical do mundial a versão de “Oh África”, do Cantor Senegalês Akon, interpretada juntamente com a cantora Keri Hilson, e também a música "Waka Waka" (Esto És Afríca, em espanhol; This is África, em Inglês), que será apresentada na cerimônia de abertura pela cantora colombiana Shakira.Confira abaixo os vídeos das músicas:Bola oficial
Chamada Jabulani, a bola oficial é produzida pela Adidas. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola significa "Trazendo alegria para todos", em IsiZulu.Televisão
No Brasil
A Rede Globo e a Rede Bandeirantes, que são canais de TV aberta já adquiriram os direitos de transmissão da Copa do Mundo FIFA de 2010. As redes de TV por assinatura SporTV, ESPN Brasil e BandSports, também já adquiriram os direitos de transmissão do evento.Estádios da Copa
-
Ellis Park
-
Free State
-
Green Point
-
Loftus Versfeld
-
Mbombela
-
Moses Mabhida
-
Soccer City
-
Nelson Mandela Bay
-
Peter Mokaba
-
Royal Bafokeng
Capacidade: 38.646
Cidade: Rustemburgo
A TAÇA
A Taça Fifa é feita de ouro maciço de 18 quilates. O troféu iniciou uma tour pelo mundo no dia 21 de setembro do ano passado, partindo da sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, em direção à cidade do Cairo, no Egito. Depois da final da Copa do Mundo da África do Sul, no dia 11 de Julho, em Johanesburgo, ela será entregue ao campeão. O país vencedor ficará com a taça pelos próximos quatro anos. Depois desse período, os campeões receberão uma réplica da Fifa.
O troféu deve chegar na África do Sul no dia 4 de maio, depois de passar por 86 países em 225 dias, percorrendo 134.107 quilômetros. A distância é equivalente a três voltas no mundo. Todos os países do continente africano estão na rota da taça. Ela passou pelo Brasil em Fevereiro deste ano. No Rio de Janeiro, foi exposta num pavilhão com capacidade para 10 mil pessoas, com cinco ambientes que contavam a histórias das Copas. Em São Paulo, o símbolo da conquista da Copa do Mundo foi exibido no Memorial da América Latina.
O atual troféu foi feito em substituição ao Jules Rimet, em 1974. O antigo troféu foi batizado em homenagem ao antigo presidente da Fifa. A taça, que foi entregue aos campeões mundiais de 1930 a 1970, ficou definitivamente com o Brasil depois da conquista do tricampeonato mundial na Copa de 1970, no México, mas foi roubado em 1983. A Taça Fifa só poderá ser trocada quando o espaço onde está escrito o nome dos países campeões for totalmente preenchido. Mesmo assim, ficará de posse da entidade que regula o futebol no mundo.
TABELA DA COPA
Confira a tabela da copa clicando aqui, no site da UOL.
Torça, vibre, viva a emoção da copa, e vamos Brasil rumo ao Hexa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário