quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Com trilha de 'Tron', Daft Punk mistura orquestra e música eletrônica

http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/wp-content/uploads/2010/12/Daft-Punk-Tron-Legacy.jpg

Sequência do filme de 1982 foi lançado no Brasil na última sexta-feira (17).
Álbum demorou dois anos para ficar pronto e foi inspirado na trilha original.


Neste fim de ano, compositores conhecidos por suas trilhas sonoras, como Danny Elfman (“Homem Aranha”) e Hans Zimmer (“Piratas do Caribe”), foram ofuscados por dois nomes da música pop. Trent Reznor, do Nine Inch Nails, e a dupla Daft Punk assinaram as trilhas para dois dos filmes mais aguardados do ano – “A rede social” e “Tron – o legado”, esse último lançado no Brasil na última sexta-feira (17).

Entre os dois, o trabalho do Daft Punk foi o mais ambicioso. Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo se envolveram no projeto há dois anos, junto ao arranjador e maestro americano Joseph Trapanese. Eles trabalharam com uma orquestra de 85 músicos num estúdio em Londres, onde gravaram as 22 faixas do álbum.
O resultado é um concerto eletrônico grandioso, com faixas curtas que pouco lembram o trabalho mais conhecido da dupla francesa. Ou seja, não espere por sucessos dançantes como “Around the world”, “One more time” ou “Harder better faster stronger”.

A exceção fica por conta de “Derezzed”, o hit do disco e única faixa com potencial para ser ouvida fora do cinema, tocada por algum DJ. Saem os violinos e instrumentos de sopro, entram bateria eletrônica e teclado sintetizador.

Mal dá para acompanhar a quantidade de notas disparada ao longo da faixa – a melodia muda a todo momento, num intricado (e permanente) solo de teclas. “Derezzed” já ganhou até remix não-oficial, que circula por blogs na web.

Inspiração

Nas outras músicas, a sonoridade se aproxima àquela ouvida na trilha do primeiro filme, de 1982. Numa entrevista, o Daft Punk disse que se inspirou no trabalho da compositora Wendy Carlos (“Laranja Mecânica”), responsável pelas faixas do longa original.
Capa da trilha-sonora do filme 'Tron - legacy'Capa da trilha-sonora do filme 'Tron - legacy'
(Foto: Reprodução)
Em “The game has changed”, os violininistas têm que se esforçar para aparecer sob os bumbos distorcidos da bateria eletrônica dos franceses. No fim, as partes eletrônicas e orgânicas conseguem caminhar com harmonia, sem que a mistura pareça forçada demais.

Algumas das músicas até poderiam ser incluídas num disco normal da dupla, caso aumentassem a velocidade delas. É o caso de “End of the line”, com sua linha de baixo vagarosa, mas dançante.

Desde que lançou seu álbum mais recente, “Human after all” (2005), o Daft Punk parece mesmo interessado em assumir projetos que levem sua música para outras plataformas. Em 2006, começaram sua famosa turnê com o impressionante palco em forma de pirâmide. Em 2007, dirigiram o filme “Electroma”, um drama existencial sobre dois robôs.

Com a trilha de “Tron – o legado”, os franceses completam a participação em mais um trabalho milionário e de grandes proporções, feito notável para uma dupla de música eletrônica que começou discotecando em pequenos clubes de Paris. Mas, só para variar, eles poderiam voltar a fazer discos mais... Normais.

Confira abaixo o clipe Derezzed:



Entre na Grade, Tron - O Legado hoje nos cimemas.
Créditos:G1 e Disney X

Nenhum comentário:

Postar um comentário